Na década de 1960, uma grande revolução cultural mostrou que os excluídos também possuíam voz. Os jovens começaram a deixar de cultuar ídolos inatingíveis para valorizar novos artistas - muitas vezes eles próprios - vindos das classes mais humildes. O movimento punk foi um marco evidente dessa cultura, e desde então o universo musical nunca mais foi o mesmo. Berço das principais contribuições no universo musical, a Inglaterra foi... responsável por dar ao mundo o legado dos Beatles e dos Rolling Stones, mas também de Buzzcocks, Sex Pistols e The Clash. Não só a expressão de revolta e de liberdade dos jovens eram temas de seus hinos, mas também suas angústias, suas incertezas e melancolias. Nenhuma banda foi mais significante, nesses aspectos, do que o Joy Division, marcado pelas agonias de um vocalista atormentado, Ian Curtis.
O Joy Division, definitivamente, foi um marco cultural do fim da década de 1970. Às vésperas de também conquistarem os Estados Unidos, não mais conseguindo lidar com suas dores pessoais e um caso crônico de epilepsia, Ian Curtis comete suicídio...
O que poderia ser o cale-se definitivo e o estabelecimento de uma herança macabra foi apenas o início de um outro legado, até mais importante e mais presente na história da música: os remanescentes do Joy Division continuaram a banda, mudando o seu nome para New Order. Novas influências vieram, o universo da música eletrônica encontrou novos caminhos, mas as alegrias e tristezas de uma geração se perpetuaram por um novo estilo sonoro. Uma nova revolução cultural.
Da ascensão e consolidação à queda do selo Factory - responsável pelo lançamento e produção de tantas bandas marcantes - ao auge do clube Hacienda - berço da acid house em sua vertente britânica - o New Order é parte indissociável da história da música pop.
Em respeito a tão importantes histórias é que o Coletivo FLIPERAMA e o Acervo Imaginário apresentam CEREMONY, um tributo ao Joy Division e ao New Order, sob o coamndo musical dos DJs Marquinhos e GVale, na sexta-feira, dia 1º de outubro de 2010, a partir das 22h.
Oportunidade única e imperdível não só para os fãs dessas bandas, mas para todos os saudosos de uma época diferente e de tantos sons e influências que a marcaram, do punk ao new wave, do rock à dance music, vários artistas e produtores que beberam daquela fonte una, porém transformada ao longo de sua história.
SERVIÇO:
Coletivo FLIPERAMA apresenta: CEREMONY - tributo Joy Division/New Order
Data: 1º de outubro de 2010, a partir das 22h
DJs: Marquinhos e GVale
Local: Acervo Imaginário Bar Cultural
Rua José Avelino, 226 - Centro Cultural Drgão do Mar
Ingressos: R$13,00 / R$15,00 (após 00h)
Info.: (85) 3221.4894 / 3212.1627
http://meadiciona.com/FLIP